Então quer dizer que você quer escrever para o Risca Faca? Ótimo! Ficamos bem felizes.
Trabalhamos com vários colaboradores, freelancers e artistas, sejam eles iniciantes ou nomes conhecidos – o que importa é a história. Contamos casos de todos os tipos: do fenômeno dos trenzinhos no interior do Brasil à história do massacre da Indonésia, do frenesi da Festa do Peão em Barretos ao caso do “Lobo da Bovespa”, de jogos como Pokémon Go e Stardew Valley até o Massacre do Carandiru.
Também gostamos de contar a história de personagens desconhecidos, marcantes e importantes, como no caso de Maha, a apátrida no Brasil; do advogado de Amarildo; de Helton, o homem das mil frutas; do brasileiro que era um fenômeno pop no Japão nos anos 80; da transformista mais popular do Rio de Janeiro. Gostamos de cultura, comportamento, séries, música, história e prezamos por textos bem escritos e novas formas narrativas.
Assim, procuramos histórias que misturem comportamento, arte, cultura. Para facilitar, antes de mandar sua sugestão de pauta, entenda o que procuramos e o que esperamos ler na sua sugestão:
- Com algumas exceções, gostamos de publicar histórias longas e bem contadas, com um tamanho médio de 1.500 a 4.000 palavras. A contagem de palavras serve apenas para explicar que queremos histórias com um bom formato narrativo, com apuração e reportagem cuidadosas.
- A melhor forma de saber o que buscamos é ler o Risca Faca, seja clicando nos links acima, seja acompanhando nossas redes sociais. Uma boa história é sempre bem-vinda, mas precisa ser bem contada e ter começo, meio e fim.
- Algumas áreas já são bem cobertas pela nossa equipe: crítica de filmes e série, por exemplo. Entrevistas são bem-vindas caso você tenha acesso exclusivo a alguém que caiba em nossos interesses. Não estamos em busca de artigos de opinião.
Dito tudo isso, se você tem histórias que acredita que encaixam no Risca Faca, ótimo! Eis o que esperamos receber no seu e-mail:
- Qual é a história? Qual o caminho dela? Um personagem incrível por si só pode chamar nossa atenção, mas é importante refletir em como você imagina que essa história será contada e qual caminho ela seguirá. É uma história de um só personagem? Ou mais de um? Você já entrevistou algum deles? Se não, quais os resultados da sua pesquisa prévia? Fotos e arquivos podem ajudar.
- Como será o processo de produção? Em qual parte da apuração você está, e o que ainda precisa ser feito? Um prazo de entrega é sempre bem-vindo.
- Por que você acredita que essa matéria deve ser publicada no Risca Faca? Nossos leitores são críticos e sempre estão em busca histórias incomuns. Essa história será nova e marcante para o nosso público? Algum outro veículo já cobriu o assunto que você gostaria de contar? Se sim, qual é a nova abordagem?
- Por que você é a pessoa certa para essa pauta? Você tem um histórico com o assunto? Acesso exclusivo às fontes? Links ou arquivos mostrando suas habilidades de escrita são bem-vindos.
Depois disso tudo, é só mandar esse e-mail para pautas@riscafaca.com.br. Fazemos um esforço enorme para responder a pauta em pelo menos uma semana, mas esse prazo pode variar dependendo do amontoado de trabalho – pedimos desculpas desde já. Caso sua pauta tenha uma data específica e isso seja extremamente importante para o acontecimento dela, deixe isso claro no título do e-mail.
Obrigado pela paciência e aguardamos as sugestões!
***
Se você representa uma marca e quer anunciar no Risca Faca, ótimo também. Estamos sempre em busca de projetos interessantes. Para contatos relacionados ao departamento comercial, envie um e-mail para bartira@f451.com.br e leo@riscafaca.com.br. Você também pode acessar nossa apresentação comercial.